Gestão Escolar: dicas e ferramentas digitais para agilizar processos a distância

A Gestão Escolar participativa pode ser decisiva nesse momento de enfrentamento do novo Coronavírus. Conheça ferramentas que podem auxiliar!


Com a pandemia do novo Coronavírus a escola se viu em um momento bastante crítico.

À medida que o tempo foi passando e que os primeiros casos começaram a surgir, a escola também se viu frente a um desafio.


Assim, foi rapidamente necessário desenvolver novos processos que pudessem levar a educação para as casas dos nossos estudantes.


Foi necessário também, desenvolver estratégias para acolher os professores, tanto em suas dúvidas quanto em suas dificuldades.


Assim, a escola mudou conforme o próprio tempo mudou.


Dessa forma, a Gestão Escolar é só mais um dos muitos braços da educação que sofrerão mudanças para se adaptar ao novo tempo.


Saiba mais: utilize memes durante suas aulas como ferramentas de aproximação com seus alunos.


A Gestão Escolar e a educação à distância


A organização que cada escola empregará ao desenvolvimento das suas atividades online é muito particular.


Depende da familiaridade da Gestão Escolar com as ferramentas digitais, bem como do acesso dos professores e discentes às plataformas que serão utilizadas.


Assim, para que se possa passar por esse momento de crise de saúde, é essencial que possamos pensar juntamente da comunidade escolar.


Acesso a um bom computador ou tablet, a uma boa conexão sem limitação de dados e a um ambiente tranquilo é essencial para o sucesso desse formato de aulas.


Portanto, uma das primeiras atividades da Gestão Escolar é buscar conversar com os familiares de cada discente a respeito do acesso às ferramentas e tecnologias.


Se a resposta for positiva por parte de todos os alunos - lembre-se de não causar prejuízo a ninguém! -, é hora de buscar pelas melhores ferramentas tecnológicas.


Saiba mais: dicas incríveis para uma boa gestão escolar.


Gestão Escolar e tecnologias educacionais


Diante da resposta positiva sobre a disponibilidade de os estudantes acessarem e permanecerem em um ambiente que possibilite a concentração, é hora de buscar ferramentas que conectem a escola, os professores e os alunos.


Google Classroom


Lançado em 2014 pelo Google, o Classroom caiu no gosto de educadores de todo o mundo por conta de características como:


  • Acesso facilitado;

  • Gratuito;

  • Rápido;

  • Estável.


Pode ser acessado de qualquer computador, celular ou tablet, independente do seu lugar no mundo e é fácil de utilizar.


O Google Classroom organiza rapidamente os seus arquivos de aula e ainda permite que você possa criar avaliações facilmente.


Seja por meio de perguntas organizadas para serem descritas, seja por meio de questões objetivas, o Classroom atua como uma ferramenta supercompleta para educadores e alunos.


A Gestão Escolar, quando atua como facilitadora do processo de comunicação entre educadores e estudantes, pode facilmente discutir com sua comunidade o formato avaliativo, bem como instruir sua comunidade para que seja possível acessar as salas.


Zoom Meeting


O Zoom Meeting é uma ferramenta criada para que web conferências possam ser realizadas, conectando pessoas por meio de chamadas de vídeo e de voz.


É uma ferramenta que une, por meio de voz e imagem, professores e alunos, que podem ter suas aulas transmitidas em tempo real aos seus discentes.


Há também a possibilidade de reunir os alunos em salas menores, de forma que possam fazer atividades juntos, com o acompanhamento de seus professores.


Outra ferramenta que o Zoom Meeting fornece é o compartilhamento de telas, que pode funcionar como a lousa da sala de aula.


Já por parte da Gestão Escolar é essencial que apurem se todos os estudantes têm acesso à um bom fone de ouvido para que possa acompanhar as conferências.


Diário de Classe Digital


Se a sua escola ainda não possui, pode ser uma ótima ideia implementar um aplicativo de controle digital para o diário de classe.


Com múltiplos perfis de visualização - pais, secretaria, professores e alunos - o diário de classe compartilhado leva mais transparência para a rotina escolar.


Além disso, permite que familiares possam acompanhar frequências, atividades e conteúdos trabalhados aula por aula, bem como suas avaliações.


Dessa maneira, a Gestão Escolar assume-se mais transparente, mais acessível e ainda mais próxima da comunidade escolar.


Assim, é possível transformar esse momento em um legado perene para a educação, seja nesse tempo, seja no que ainda está por vir.


Quer saber por que professores inovadores se destacam tanto? Confira em nosso blog!

177 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia