Feiras de Matemática e Ciências acontecem amanhã, aberta à comunidade da região de Florianópolis

Atualizado: Mar 4

Evento em escola do bairro Rio Tavares pretende divulgar pesquisas e propostas pedagógicas com significado nas áreas da Matemática e Ciências



Nesta quinta-feira, 16 de agosto, Florianópolis recebe três eventos em um só: a IV Feira Municipal de Matemática, a IV Feira Municipal de Ciências e a V Feira Regional de Matemática, que serão realizadas na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, a partir das 8h.

No evento, que tem como finalidade divulgar, estimular e socializar experiências nas áreas da Matemática e Ciências, o público poderá conferir a exposição de 44 trabalhos, diversos deles realizados em sala de aula por estudantes do Ensino Superior, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial, além de projetos extracurriculares na Categoria Comunidade. Muitos trabalhos exploram temas do cotidiano ligados às duas áreas de conhecimento.

“Muito mais do que um evento educativo, científico e cultural, o evento estimula o conhecimento não só dos alunos, mas também de todo o público participante. Colocar em prática essas experiências pedagógicas constitui em uma das melhores formas de aprendizado”, diz Maurício Fernandes Pereira, Secretário Municipal de Educação de Florianópolis.

Em Matemática, por exemplo, alunos da Educação Especial da Escola de Educação Básica Professor Benonívio João Martins, da Rede Estadual de Ensino, localizada em Palhoça, irão expor um trabalho sobre ‘Censo Escolar e Composição Familiar’. Já os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, vão mostrar a ligação entre a ‘Matemática e o Teatro: um caminho para aprender sistemas de numeração’. Enquanto isso, estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, também da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, vão expor o trabalho ‘Feminicídio em Números’, abordando tema amplamente discutido ultimamente.

Na área de Ciências, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, da Rede Municipal de Florianópolis, vão apresentar um trabalho sobre ‘Os Resíduos Sólidos como Recurso Didático para conhecer o Corpo Humano’. Enquanto isso, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro irão mostrar como fazer um ‘Ar Condicionado de Garrafa Pet’; e alunos da mesma escola, mas dos anos finais do Ensino Fundamental, vão mostrar o ‘Gerador Eólico’ criado por eles. Já estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Dr. Paulo Fontes, da Rede Municipal de Florianópolis, vão falar sobre ‘Clonagem’.

A Comissão Organizadora da IV Feira Municipal de Matemática, a IV Feira Municipal de Ciências e a V Feira Regional de Matemática conta com o apoio da Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com a empresa Faz Educação. A entrada é gratuita e a visitação acontece das 8h às 17h.

A Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, que sedia essa edição, fica na Rua Silva Lopes Araújo, nº 290, no bairro Rio Tavares, em Florianópolis/SC.


0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia