Educação 4.0: desafio nas escolas

Atualizado: Mar 4

Saiba o que é educação 4.0, quais são suas vantagens e quais são os desafios para sua implantação nas escolas!

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a formação de cidadãos abrangentes por meio do que é ensinado em sala de aula. Todos devem aprender com foco na autonomia, na criatividade e na construção do conhecimento, e a educação 4.0 tem tudo a ver com isso.


Quer saber mais sobre a implantação da BNCC? Confira nosso post!

Você sabe o que é educação 4.0? Continue sua leitura e descubra como esse conceito deve fazer parte do planejamento da sua escola no próximo ano!


O que é educação 4.0?


Chamamos de quarta revolução industrial a revolução da tecnologia, assim como o desenvolvimento da globalização. A ideia de educação 4.0 passa por esse mesmo conceito: internet, análise de dados e utilização de dispositivos móveis são algumas das características desse novo conceito.


A educação 4.0 tem quatro pilares principais: o ensino deve refletir a realidade do aluno; a ciência e a tecnologia devem ser bases da educação; as competências dos alunos são levadas em consideração; e os espaços de aprendizagem devem ser criados e moldados de acordo com a tecnologia.


Quais são as vantagens da educação 4.0?


Ao contrário do modelo de sala de aula comum, em que o professor, visto como detentor do conhecimento, explica a matéria para os alunos, a educação 4.0 propõe que o conhecimento deve ser construído em conjunto.


Aulas práticas começam a ser mais comuns, assim como trabalhos em grupo. Em vez de o professor apenas dar explicações, ele guia os alunos em busca das respostas. Sem decorar regras, o aluno passa a compreender de fato a matéria, e não a esquece facilmente depois da prova.


Entre as maiores vantagens da educação 4.0, estão:

  • Maior participação em sala de aula;

  • Aproximação entre a vida do aluno e o que é estudado, gerando interesse;

  • Melhor relacionamento entre alunos e professores;

  • Um aproveitamento maior do tempo de estudo;

  • Mais suporte aos professores.


Quais são os desafios da educação 4.0?


A educação 4.0 traz muitos benefícios e tem tudo para ser a maneira ideal de educar o cidadão do futuro. Mas ela também traz desafios que devem ser superados por aqueles que querem aproveitar suas vantagens.


Como se baseia em tecnologia, a educação 4.0 pode parecer inacessível. Porém, com o amplo avanço do desenvolvimento tecnológico, existem alternativas que podem ser utilizadas, desde plataformas de inclusão digital até aplicativos de realidade aumentada utilizados em celulares ou tablets.


Saiba mais sobre a realidade aumentada e como utilizá-la em sala de aula em nosso blog!


A educação 4.0 também é um desafio para os professores: aprender a utilizar essas ferramentas em sala de aula e investir em metodologias ativas, que envolvem o aluno no aprendizado, exige estudo, atualização e aperfeiçoamento.


A atualização, na verdade, pode ser o maior desafio da educação 4.0. Tanto para a escola, que precisa de atualizar em questões de estrutura e equipamentos, quanto para a equipe, que deve aprender a utilizar essas ferramentas de forma a estimular o pensamento lógico e crítico dos alunos.


Educação 4.0: um novo olhar


Escolas que querem implantar a educação 4.0 em sala de aula precisam investir em mais do que tecnologia e cursos de atualização. É preciso ter um olhar mais abrangente sobre o que é educação e como ela deve funcionar.


Por exemplo, a educação 4.0 propõe mais experiências e debates em sala de aula. Em vez de decidir pelo aluno o que é certo ou errado, possível ou impossível, o professor serve como um guia para experiências e discussões, permitindo que os alunos cheguem às próprias conclusões.


As avaliações também são diferentes: em vez de esperar que o aluno marque a resposta certa em um teste, a educação 4.0 está mais preocupada com o envolvimento dele na sala de aula e com o quanto ele se desenvolve ao longo do ano.


E tudo isso deve ser feito sem perder de vista o relacionamento com a comunidade escolar, que deve continuar sendo um dos pilares da educação.


Saiba mais sobre a importância do relacionamento entre professor e aluno em nosso post!


Por isso, escolas que querem implantar esse conceito devem estudar, se atualizar e entender o ensino de uma nova maneira. Assim, a educação como um todo pode mudar para melhor.


A Faz Educação acredita em um ensino tecnológico que forma alunos críticos e inovadores. Venha conhecer nossas soluções!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto:


338 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia