Dicas de ações de acolhimento na escola para os alunos

Confira algumas dicas de ações de acolhimento e saiba por que elas são importantes para começar o ano letivo com o pé direito!

Ações de acolhimento são uma tradição do começo de ano. Mas elas não servem apenas para marcar o primeiro dia com uma atividade diferente. Na verdade, elas fazem muita diferença em como os alunos se relacionam com a escola.


No primeiro dia de aula, os alunos estão transitando entre dois mundos. Mesmo que já sejam alunos, elas precisam se adaptar novamente à vida escolar. Para muitas crianças, se readaptar à rotina escolar é difícil e trabalhoso.


Além disso, o acolhimento é o momento ideal para definir o tom para o resto do ano. Quando o clima da escola é favorável no primeiro dia, ele tende a se manter assim durante o ano letivo. Por isso, pular as ações de acolhimento, mesmo em um começo de ano tão diferente.


Não sabe o que fazer na sua escola? Confira a seguir algumas ideias!


Saiba mais: Como acolher as crianças sem o toque na retomada das aulas.


Comece o acolhimento em casa


É importante que o acolhimento comece antes mesmo do primeiro dia de aula. Isso se aplica especialmente quando falamos de crianças pequenas. Mas mesmo adolescentes que estão trocando de escola podem precisar disso.


Oriente as famílias a levarem os alunos à escola antes do primeiro dia. Para as crianças que são mais apegadas aos pais, o acompanhamento na escola também pode ser necessário.


Como estamos começando um ano letivo completamente novo, isso também deve ser conversado. Se sua escola vai utilizar um modelo híbrido, os alunos devem estar preparados para as semanas online e presenciais.


O ensino híbrido já é uma realidade em muitas escolas. Mas você está preparado para lidar com ele?


Quais são as novas regras da escola? Como será feito o distanciamento? Como serão as avaliações? Oferecer essas respostas com antecedência já é uma forma de acolher os alunos.


Saiba mais: Acolhimento emocional x aplicação de conteúdo: o que priorizar?


Faça um tour da escola


Muitas escolas acham que mostrar as dependências para os alunos é dispensável. Porém, essa é uma excelente forma de fazer com que eles se sintam acolhidos. Afinal, como você pode se sentir acolhido em um lugar que mal conhece?


Para fazer um tour diferente, que envolva os alunos, aqui estão algumas ideias:

  • Sugira que o tour seja feita por alunos veteranos;

  • Peça para algum dos funcionários, ou mesmo um professor, que seja mais criativo, para criar histórias para o tour;

  • Conte a história real da escola durante esse passeio;

  • Em escolas infantis, um dos funcionários pode se vestir como um personagem para mostrar a escola;

  • Como não é aconselhável fazer atividades em grupos, no momento, divida os alunos em grupos menores para o tour.

Confira outras mudanças que podem ser feitas no desenvolvimento do ano letivo, como o uso de modelos de aprendizagem para driblar a defasagem!


Permita mais descontração


Os primeiros dias de aula são dias de adaptação e reconhecimento. Para garantir um acolhimento eficiente, permita que esses dias sejam mais descontraídos.


Os professores podem utilizar esses primeiros dias para fazer atividades mais livres. Isso pode incluir brincadeiras, comemorações, jogos ou mesmo exercícios criativos. Sem a pressão de estudar e se dedicar que vai vir ao longo dos meses. Isso ajuda os alunos a voltarem para suas rotinas aos poucos.


Saiba mais: O acolhimento e a saúde mental para o professor em 2021!


Faça com que os alunos se sintam especiais


O ano de 2020 não foi simples, e os alunos estão com diversas emoções diferentes por voltar às aulas. Muitos não aguentam mais ficar longe dos amigos e, ao mesmo tempo, têm medo do que pode acontecer. Isso pode deixá-los mais frágeis e apreensivos.


Sua escola pode auxiliar com essas emoções. Um começo de ano apressado, normalmente, causa anda mais apreensão. Mas um começo de ano de acolhimento e compreensão faz o aluno se sentir realmente bem-vindo.


Por isso, crie maneiras de fazer os alunos se sentirem especiais. Ofereça pequenos presentes no primeiro dia de aula. Tenha uma decoração diferente na entrada para recebê-los. Prepare comidas e bebidas para esse dia. Essas são todas atitudes que fazem seu aluno mais feliz por ter ido à escola.


Em 2021, essas ações de acolhimento podem ter outra cara. Afinal, estamos em