Os desafios e benefícios das aulas on-line

Atualizado: Jun 24

Descubra os principais desafios e benefícios de estudar e aprender com as aulas on-line.


No cenário atual de isolamento social, muitos de nós tivemos que nos adaptar às novas maneiras de viver, de se relacionar, de conviver e até mesmo de aprender. Crianças, adolescentes e até mesmo os adultos estão se moldando às novas formas de estudar a partir das aulas on-line.


A seguir, abordaremos alguns dos benefícios e desafios encontrados. Mas, primeiramente, você consegue identificar o seu maior desafio e o lado bom de tudo o que estamos vivendo?


Desafios x benefícios das aulas on-line


Um dos desafios na educação, é se adaptar às aulas on-line. Afinal, exigem um comprometimento de tempo e reajuste no estilo de vida das famílias, tanto financeiro quanto emocional.


Não é uma tarefa fácil equilibrar as necessidades de todos os membros da família que passaram a conviver 7 dias da semana, 24 horas por dia. Cada família é diferente, mas, convenhamos, as dificuldades têm sido bem parecidas.


Alguns dias podem ser mais desafiadores que outros, como por exemplo, quando alguém está doente ou quando uma criança pede mais atenção e supervisão constante, e um dos responsáveis precisa dividir o seu tempo no cuidado ao filho e também nos afazeres de domésticos. Afinal, reconhecemos que as tarefas domésticas se tornam um desafio maior quando há mais pessoas em casa.


Para as crianças e adolescentes, além de lidarem com as dificuldades dos pais em ensiná-los, ainda sentem a falta da socialização. Na escola, as crianças têm mais amigos, brincadeiras e oportunidades sociais, que não são as mesmas vividas em casa, mesmo com chamadas de vídeos e atividades on-line - a troca com o outro de maneira presencial é inigualável.


Descubra como se preparar para as transformações da educação para 2020.


Identificamos alguns desafios encontrados durante esse momento de aulas on-line, mas há um que acerca qualquer estudante, seja ele criança ou adulto: a tal da pressão.


Aquela pressão que todos nós sentimos ao se dar conta que agora temos o tempo que nos queixávamos que faltava e por isso, precisamos garantir que estamos fazendo o melhor que podemos, nos estudos, na casa e pelos filhos. Não consideramos os fatos adicionais do momento atual como ansiedade, insegurança e preocupações, seja ela com a saúde ou financeira. Logo, podemos perceber que as aulas on-line exigem uma flexibilidade de todos os integrantes da família.


Flexibilidade é a palavra chave que usarei para falar dos benefícios das aulas on-line. Com horários mais flexíveis, não pegamos mais trânsito, perdendo horas no engarrafamento ou esperando o transporte público. Esse momento se transformou em outros e podemos utilizá-lo de maneira produtiva.


Podemos acolher e entender as dúvidas de nossos filhos e até mesmo as nossas e, claro, ter tempo para pensar sobre isso. As relações familiares se tornaram mais próximas. Quando pais e filhos sentam juntos para estudarem e resolverem alguma atividade, existe ali um esforço mútuo focando em um objetivo comum, desprendem tempo e energia para uma atividade juntos, isso gera conexão e essa conexão é que aproxima cada vez mais os membros da família, seja o irmão mais velho ajudando o mais novo ou os pais ajudando os filhos.


Desta forma, os pais podem acompanhar os conteúdos que seus filhos aprendem mais de perto. Para as crianças e adolescentes, podem ter a oportunidade de desenvolver a autorresponsabilidade e o gerenciamento do tempo.


Embora saibamos que o ensino em casa não seja para todas as famílias, as pessoas têm encontrado maneiras de incorporar os benefícios do ensino em casa em suas vidas. É desafiador sim, mas é possível.


A parceria entre a família e a escola faz toda a diferença no processo do aprendizado. Pense nisso e aproveite para descobrir como envolver a família na educação alfabetização e letramento.

273 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia