Cuidados no retorno das aulas da educação infantil

Confira alguns cuidados necessários para o retorno das aulas da educação infantil durante a pandemia da Covid-19.


Depois de meses de isolamento social, a educação infantil começa a se preparar para o retorno à sala de aula. As crianças ficam felizes porque podem reencontrar os colegas e os professores, mas a preocupação continua. Afinal, a pandemia da Covid-19 ainda está acontecendo.


Pensando nisso, vamos falar de alguns cuidados necessários para que o retorno das aulas da educação infantil seja mais seguro e proveitoso. Confira abaixo!


Principais medidas de saneamento


Considerando que o retorno à sala de aula será feito durante uma pandemia, é claro que é necessário instituir medidas que protejam a saúde dos alunos. Isso é ainda mais importante quando falamos de crianças. Afinal, elas ainda estão aprendendo os hábitos de higiene e cuidado que os adultos já têm estabelecidos.


Confira abaixo algumas maneiras de preparar o ambiente escolar para receber os alunos da educação infantil de maneira mais segura:


Tenha um plano de retorno


A maior parte das escolas não vai poder voltar para as salas de aula como costumava. Isso porque o tamanho das salas de aula, comparado ao número de alunos, impede o distanciamento social. Por isso, a maioria está planejando um retorno gradativo, começando pela educação infantil, para poder utilizar melhor o espaço da escola.


Outro plano é fazer esse retorno por escalas ou por turnos. Muitas escolas estão fazendo demarcações no chão, ou colocando uma barreira de acrílico entre as classes, para impedir o contato direto entre os alunos. O mais importante é garantir que os alunos tenham espaço para continuar o distanciamento mesmo em sala de aula.


Ofereça o básico


Todo mundo sabe que, neste momento, é essencial utilizar máscaras em público. Mesmo assim, alguns alunos, professores e funcionários podem esquecer a sua em casa, ou mesmo não ter uma disponível. Por isso, é recomendado que a escola tenha uma reserva de máscaras para que todos possam usar.


Da mesma forma, é recomendado que tenha álcool gel disponível para higienizar as mãos. É possível pedir que seus alunos levem os próprios recipientes, mas nem todos terão o produto. Por isso, disponibilize nas salas de aula e nos banheiros.


Mantenha a limpeza em ordem


Nada faz mais diferença para impedir a disseminação de um vírus do que a higienização. Sendo assim, dobre os esforços para manter a escola limpa, estimulando inclusive os alunos a higienizarem com álcool suas mesas e cadeiras.


Conscientize os alunos e a equipe


Não adianta ter todos os tipos de aparatos para cuidar do saneamento na escola se os alunos e funcionários não os utilizarem. Comece esse retorno às aulas com reuniões especiais sobre as medidas de saneamento que serão tomadas e como elas são importantes para todos.


Saiba mais sobre como conscientizar os alunos sobre o coronavírus!


Fazendo isso, sua escola e seus alunos já estarão mais protegidos. A partir desse ponto, você pode começar a considerar outras mudanças, como instalar mais pias nos banheiros ou utilizar um aferidor de temperatura no portão da escola.


Cuidando da educação infantil


Alguns dos cuidados a serem tomados nesse retorno serão com questões de educação, de fato. Por exemplo, será preciso fazer uma avaliação diagnóstica da educação infantil: onde os alunos estão neste momento, de acordo com o planejado para essa etapa? E onde será possível chegar até o fim do ano?


Será necessário reorganizar o ano letivo!


Nem sempre o planejamento feito em janeiro poderá continuar até dezembro, especialmente em uma época como essa. Será necessário rever o calendário escolar e mudar o que for preciso para se adaptar à nova realidade. O ritmo das aulas, assim como o ritmo dos alunos, será diferente.


A maioria das escolas ainda usará as aulas online por algum tempo e, por isso, o ideal é que professores e funcionários recebam treinamentos nesse sentido. Assim, quando for necessário, ninguém ficará perdido.


As aulas online trazem desafios, mas também benefícios para alunos e professores!


É preciso pensar além de uma retomada de atividades. As aulas serão diferentes, e os alunos também estarão diferentes depois desse período de isolamento. Para retornar as aulas da educação infantil, é preciso tomar cuidado em todos os âmbitos.


O blog da Faz Educação traz dicas importantes para o período de isolamento e seu retorno!

0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia