Trabalhando a comunicação, a criatividade e a argumentação dentro de um ambiente digital.

Atualizado: Mar 4

As crianças desse nosso mundo moderno já caminham muito bem no uso de tecnologias que têm disponível.

Aprendem com aplicativos lúdicos, consomem vídeos que podem contribuir com o aprendizado, mas poucas vezes vemos essas crianças produzindo algo que veio da sua própria imaginação ao usar tais tecnologias. Cada vez mais, esta é uma preocupação nas escolas, pois alunos que permanecem ligados a um aparelho tecnológico não estão exercitando a imaginação.


Aqui vai uma dica para utilizar o seu smartphone ou tablet a favor da imaginação e também estimulando a fala, criatividade e pensamento lógico de uma criança. Explore o aplicativo Toontastic 3D da empresa Google.



Com este aplicativo, que está disponível na App Store ou no Google Play, permite-se a criação de histórias a partir de cenários e personagens já disponíveis ou de criação autoral. Assim que forem escolhidos o tipo de história que queremos criar, o cenário e o(s) personagem(ns), é só gravar a sua voz narrando os acontecimentos que você mesmo guia a partir da movimentação dos seus personagens pelo cenário. Desta forma podemos utilizar o app tanto para diversão quanto para aprendizagem. Pode, ainda por cima, ser usado por professores de qualquer disciplina e em qualquer proposta de atividade. Seja um relatório de ciências, um diário de projeto ou uma fase inicial de redação. É possível encontrar uma forma de usar o Toontastic. Assista a este vídeo para ter uma rápida ideia:


Já apliquei este recurso em um miniprojeto de sexto ano no qual os alunos demonstravam o que tinham aprendido na disciplina de inglês no final de um ciclo. Foi muito entusiasmante vê-los trabalhar em grupo, definir como seria sua história, montar seus diálogos e depois treinar a fala, finalizando o projeto.


Vale a pena conhecer!

* Ricardo Torres é formado em Engenharia Agronômica pela USP e tem título de tecnólogo em Análise de Sistemas. Foi professor de inglês por 11 anos e consultor de Tecnologia Educacional por cinco. Hoje desempenha a função de analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais.


0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia