Como reorganizar o ano letivo durante a COVID-19?

A pandemia alterou planos no mundo todo, mas é imprescindível tratarmos da reorganização do ano letivo para não darmos o período e esforços por perdidos.


A tarefa de gerir uma escola em que o aprendizado seja plenamente viabilizado pode não ser tão simples. E o que já não era exatamente fácil em dias normais se tornou, agora, uma tarefa ainda mais complicada.


Com o novo Coronavírus instalado no Brasil e em tempos em que as escolas precisam permanecer fechadas, elaborar estratégias de enfrentamento tem tirado o sono de gestores.


No entanto, nosso senso e habilidade de adaptação falam sempre mais alto e hoje é possível ter aulas a distância de forma mais facilitada, por meio da utilização de tecnologias.


Mas como lidar com o fato de não sabermos, exatamente, quando as nossas atividades voltarão àquela normalidade - ou algo próximo a ela - que antes conhecíamos?


Conheça agora algumas atitudes que podem contribuir, e muito, com a reorganização do ano letivo da sua escola e compartilhe conosco novas ideias de enfrentamento e estratégias para continuarmos a ensinar e aprender com qualidade!


Ensino remoto: uma das saídas para a reorganização do ano letivo


Muitas escolas apostaram no ensino remoto como uma forma de continuar o ano letivo quando a pandemia se instaurou também no Brasil.


No entanto, quando pensamos em ensino não podemos restringir o conceito somente às aulas que são dadas em ambiente virtual.


Assim, é fundamental que o professor, bem como toda a estrutura educacional adapte as suas atividades à realidade de cada aluno.


Conteúdos e atividades não podem obedecer a mesma dinâmica a que estariam sujeitos em uma aula presencial e, diante disso, juntar esforços com a família é essencial.


É por isso que é tão fundamental que escola e família possam trabalhar juntos.

E, ainda que seja papel dos familiares zelar pela educação e aprendizagem das suas crianças, é igualmente papel da escola fortalecer esse elo.


Assim, antes de qualquer tentativa de reorganização do ano letivo é fundamental buscar a comunicação com as famílias.


É dessa forma que poderemos saber quais são as necessidades de cada um dos nossos discentes e, sobretudo, acompanhar ainda mais de perto seu desenvolvimento.


Portanto, nada de reduzir esse momento à aula online: ensino vai muito além da sala de aula, dos livros, cadernos e canetas!


Conheça, ouça e capacite seu corpo docente


A tecnologia pode ser desafiadora para muitos dos nossos colegas, professores.


Para além da utilização do computador, smartphone ou tablet, devemos sempre levar em consideração suas condições de acesso às tecnologias.


E, mais do que isso, se há e quais são as dúvidas que nosso corpo docente têm para utilizar de forma criteriosa e produtiva essas ferramentas.


Assim, é dever da escola promover e integrar seus docentes às tecnologias. Em tempos comuns, por meio da formação continuada e da capacitação para o uso de tecnologias para a educação. Atualmente, através de oficinas online para a criação de conteúdos digitais.


Dessa forma, certamente, todos se sentem acolhidos em suas dificuldades e a escola caminha de forma mais segura em sua reorganização do ano letivo.


Crie e deixe abertos canais de comunicação entre a escola, a família e os educandos


A escola sempre foi um dos principais locais de encontro e congregação entre crianças, adolescentes e jovens.


Disso, derivam uma série de momentos importantes na vida de cada um deles, que também se refletem no seu processo formativo.


Nesse momento, por conta do isolamento social e das aulas terem migrado para o ambiente virtual, é natural que o distanciamento gere problemas relacionados ao comportamento, ao estado emocional e também à aprendizagem.


Assim, manter um canal de comunicação para que os alunos possam buscar a escola, sobretudo professores e equipe pedagógica é fundamental.


Da mesma forma, isso deve ser mantido também para os familiares, que podem buscar a escola para aprender as melhores formas de tornar a educação em ambiente doméstico tão produtiva quanto aquela que se dá dentro do ambiente escolar.


Portanto, não é porque nesse momento estamos trabalhando de forma mais distanciada que os nossos esforços serão diminuídos.


A reorganização do ano letivo deve ser feita para que nossos alunos encontrem uma forma de continuar a aprender, apesar de tudo o que está acontecendo em nosso país e no mundo.


Certamente, em face disso, muito irá mudar. A educação, como reflexo da sociedade, também.


Cabe a nós, juntos, fazermos com que mude para melhor.

311 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia