8 dicas de como motivar a equipe escolar para os desafios do ano letivo

Atualizado: Mar 4


Enquanto os alunos ainda curtem os últimos dias das férias, o gestor escolar se organiza para receber a equipe escolar para o planejamento das atividades do ano que se inicia.


Motivar a equipe para que todos iniciem o ano letivo engajados nas suas responsabilidades é muito importante. Porém, é preciso saber o que falar e como falar:


  • Inicialmente, receba toda a equipe, desde quem cuida da limpeza do prédio até professores e coordenadores, com um café de recepção.

  • Coloque frases de inspiração e motivação sob a mesa do café ou até mesmo nas paredes. O objetivo é que, ao lerem as frases, as pessoas se sintam com vontade de voltar à ativa.

  • Ainda com todos juntos, proporcione um ambiente agradável e de descontração. Uma boa dica é fazer uma dinâmica de grupo sobre cooperação para que a equipe entenda que todos são importantes para que os objetivos da escola sejam atingidos.

  • Se possível, faça uma retrospectiva do ano anterior com fotos e registros dos momentos positivos que tiveram.

  • Evidencie a importância de cada um e enfatize que juntos compõem uma equipe consistente e capaz de enfrentar inúmeros desafios. Isso faz com que o profissional se sinta valorizado tanto individual como coletivamente.

  • Se houver algum profissional que seja novo na equipe, peça para que ele se apresente e faça com que se sinta acolhido pelo grupo de trabalho. Momentos como esse gera a aproximação da equipe.

  • Após o momento de acolhimento e descontração, é hora de estabelecer as metas para o ano letivo que se inicia. Se a equipe escolar for numerosa, divida-a de acordo com suas funções ou em áreas de atuação.

  • Apresente as metas do ano e como cada integrante da equipe poderá contribuir para que elas sejam alcançadas. Se houver alguma modificação administrativa em relação ao ano anterior, esse é o momento de explicar ao time.

Depois de um café de recepção descontraído com um bom bate papo e as metas estabelecidas, a equipe escolar iniciará os trabalhos do ano letivo mais engajada.

* Vanessa Leite é formada em História pela Universidade do Vale do Paraíba e Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Foi professora de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e atuou na Educação de Jovens e Adultos por sete anos. Atualmente faz Pós-graduação em Gestão Escolar na USP, é analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais e atua na área da Educação há mais de 10 anos.

0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia