Como iniciar o ano letivo com o pé direito

Atualizado: Mar 4

É momento de se preparar para começar o ano letivo com o pé direito! Confira nossas dicas e faça seu planejamento!

Comprar material escolar, adotar novos horários para acordar e dormir, preparar o uniforme e a mochila - os estudantes têm um certo ritual de organização para iniciar o ano letivo. Nas escolas, professores e gestores também devem desenvolver seu planejamento para iniciar o novo ciclo com o pé direito.


Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje. Nele, confira 6 dicas para ajudar em sua organização para iniciar bem o novo período. Confira a seguir.


1. Faça o planejamento do ano letivo


Essa deve ser a ação-base para iniciar bem o novo ano letivo. O planejamento auxilia gestores e a equipe pedagógica a orientarem seu trabalho para a mesma direção. Por isso, é importante que o calendário escolar, em detalhes, faça parte desse plano.


Ainda, também é recomendado contemplar nesse planejamento quais serão as atividades extras, ações de integração com pais e comunidade, entre outros detalhes. E tudo isso precisa já estar em conformidade com os objetivos determinados em seu Projeto Político Pedagógico (PPP).


2. Crie estratégias de acolhimento


Os alunos estarão retornando de um período de férias. Desse modo, é importante que eles encontrem também na escola um ambiente acolhedor.


Por isso, pense em formas de recepcioná-los e dar-lhes as boas-vindas. Balões, faixas, cartazes e mensagens bem visíveis são boas possibilidades para tornar o ambiente mais festivo e marcar o momento. Também é importante rever a sinalização interna dos ambientes, o que é um fator importante para ajudar na recepção e adaptação dos novos alunos nesse primeiro momento.


Se sua escola tem site, blog ou canal nas redes sociais, certifique-se de que tudo está atualizado e de que as boas-vindas também sejam dadas nesses espaços virtuais, além de outras orientações importantes para alunos e pais.


Nesse momento, é importante buscar formas de humanizar a mensagem, de se aproximar dos alunos e estimular o sentimento de que é bom estar de volta à escola. Ainda, pensando sobretudo nos novos alunos, avalie criar - na entrada, saída ou nos intervalos - atividades voltadas à integração.


3. Prepare as salas de aula e os laboratórios


O ambiente físico da escola também deve estar preparado para receber novamente os alunos. Tudo deve estar limpo, organizado e disposto estrategicamente no melhor layout para acolher os estudantes e favorecer seu aprendizado.


Ainda, é importante fazer checagem das lousas, carteiras, dos equipamentos eletrônicos, da internet. Nesse momento, também é interessante avaliar alguma melhoria - atualização de softwares, um novo equipamento etc.


4. Faça ou atualize o plano de aula


Se já o fez, é hora de revê-lo e atualizá-lo. Se ainda não o tem, é o momento de fazê-lo. O plano de aula é um recurso importante para o professor otimizar seu trabalho e planejar com mais detalhes como se darão as dinâmicas em sala de aula.


Ele dá mais segurança e também ajuda a tornar a rotina mais fluida e eficiente, com os objetivos, conteúdos, materiais e tecnologias que farão parte do ano letivo já esquematizados e encaminhados.


5. Faça reunião de alinhamento com as demais equipes


Para que o ano letivo comece bem, é importante que toda a equipe da escola esteja bem alinhada e motivada. Profissionais administrativos, da limpeza, da segurança, da cozinha - todos devem ter bem claras as novidades e os padrões que precisam ser seguidos, para que o trabalho seja sinérgico e integrado.


Além disso, é importante que a direção coloque-se à disposição para diálogo, sugestões e trocas e que demonstre como esses profissionais são valorizados e importantes para a escola.


6. Faça cursos de atualização


Por vezes, durante o ano letivo, fica difícil conciliar determinadas atividades de atualização com a rotina laboral. Por isso, esse período anterior à volta às aulas pode ser utilizado também para fazer cursos, ir a eventos, ouvir podcasts etc.


Há tópicos muito importantes sobre modernização de gestão escolar, Educação 4.0, Metodologias Ativas de Aprendizagem, entre outros, que podem motivar você e gerar insights para melhorias e para se preparar para lidar com os desafios e oportunidades da educação para 2020. Além de ampliar repertório, essas atividades poderão dar "aquele gás" para iniciar o ano letivo com o pé direito.


E então, pronto para colocar essas dicas em prática? O que não pode faltar na preparação de seu ano letivo? Contribua com essa discussão, deixe sua mensagem nos comentários!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre como encantar os alunos na volta às aulas:


115 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia