BNCC: os desafios de 2019 para 2020

Atualizado: Mar 4

Conheça os principais desafios que as escolas enfrentam na implementação da BNCC.

Nos próximos meses, até a chegada do ano letivo de 2020, as escolas devem se preparar para essa implementação, já analisando como os novos projetos pedagógicos acontecerão em sala de aula. O que precisa mudar? O que deve continuar?


Ainda que todos os estados já tenham apresentado seus currículos para aprovação (saiba mais sobre o currículo paulista no nosso blog), documentos esses que foram elaborados em conjunto por municípios e estados, cada escola deve se preparar para uma nova estrutura curricular.


Continue sua leitura para saber quais são os desafios que as escolas enfrentam para implementar o BNCC até 2020!


Reforçar o papel do professor


A BNCC traz muitas novidades a serem levadas para a sala de aula, como o uso de metodologias ativas e temas transversais que elevam as tarefas do professor e transformam a visão de ensino. Por isso, garantir a formação continuada e dar as ferramentas para que os professores se acostumem ao novo método de ensino é essencial.


Os professores são, no fim das contas, importantes tanto para implementar o novo currículo quanto para assegurar a aprendizagem dos alunos em qualquer cenário. Reforçar o papel do professor vai transmitir confiança aos alunos e garantir um bom funcionamento da BNCC.


Acesse nosso site e entenda melhor o que é metodologia ativa!


Garantir a criação e distribuição de materiais de apoio


No preparo para a implementação da BNCC, vão surgir diversas questões que vão levar à busca de materiais de apoio, especialmente para os professores. É possível que cada escola crie seus materiais individualmente, mas eles também podem ser feitos em conjunto e compartilhados entre toda a rede de um mesmo município, por exemplo.


Nesses materiais, podem estar descritos métodos de ensino, boas práticas em sala de aula e técnicas que o professor deve utilizar em situações difíceis em sala de aula. Também é importante reforçar os valores desse novo currículo e lembrar do seu objetivo comum: desenvolver cidadãos conscientes, capazes de formular o próprio conhecimento.


Monitorar a implementação da BNCC


Mesmo com toda a preparação e análise possível, só será possível saber se a implementação da BNCC em sua escola deu certo quando ela já estiver sendo utilizada no dia a dia. Na prática, sua equipe pode definir o que deu certo e o que não deu, e isso não é uma questão de observação da primeira semana ou do primeiro mês: o método pode precisar de ajustes a qualquer momento.


Por isso, junto com a implementação, é ideal descobrir maneiras de monitorar o ensino em sua escola. Avaliações periódicas, com questões sobre a interação em sala de aula e o desenvolvimento dos alunos, permitem que o professor identifique o que está certo ou errado.


Mas também é muito importante que a sua escola não se baseie apenas nessas avaliações escritas, passadas por professores ou funcionários. Uma das grandes qualidades que o gestor de uma escola pode ter é saber escutar. Em reuniões ou no dia a dia, escute e observe como a BNCC está funcionando na sua instituição. Manter um diálogo entre a escola, os alunos e a comunidade também faz toda a diferença em situações como essa.


Saiba mais sobre os benefícios de um bom relacionamento entre escola e família em nosso site!


A implementação da BNCC pretende levar uma educação mais ampla e humana para as salas de aula brasileiras. Por isso, não meça esforços para levar a Base para sua escola e utilizá-la de maneira eficiente, garantindo o desenvolvimento dos seus alunos.

Quer saber mais sobre os principais assuntos relacionados à educação no Brasil? Venha conhecer o site da Faz Educação!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto:


92 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia