4 etapas para aplicar o método Cornell nos estudos

Atualizado: Mar 4


O método

Nos anos 1940, Walter Pauk, professor da Universidade Cornell e autor do livro How to Study in College (Como Estudar na Faculdade), criou o método Cornell, que até hoje é muito indicado para auxiliar em estudos.


Trate-se de um método que você pode utilizar em seus estudos para envolvê-lo ativamente na produção de conhecimento, organizando suas notas e aprimorando suas habilidades de estudo, além de ser uma das melhores técnicas para revisão do conteúdo.


Demanda atenção e esforço mental para criar um resumo e organizá-lo. Porém, é um esforço recompensado por um ganho de conhecimento que será memorizado em longo prazo, pois, uma vez que você consegue desenvolver um resumo eficaz, você faz uma retrospectiva do conteúdo integral para captar as principais informações aprendidas.


Como aplicá-lo


Esse método ajuda (e muito!) a organizar seus estudos, deixá-los mais dinâmicos e visualmente mais claros. O ideal é que você tenha um caderno específico para esta finalidade e consiga dar continuidade às suas anotações e seus estudos.


Etapa #1 - Faça suas anotações:

Escreva frases curtas ou faça um resumo em tópicos extraindo as principais ideias do conteúdo. Crie desenhos, use fotos, imagens, gráficos ou cronogramas para envolver o visual com a leitura, tornando-o mais atrativo.


Etapa #2 - Reduza suas anotações:

Depois de fazer suas anotações na área principal, parta para a segunda parte, na qual você irá realizar uma escrita mais dinâmica, destacando apenas ideias centrais, termos e palavras gatilho que ajudarão você a lembrar das anotações na área principal. Esta parte é o seu guia de estudo.


Etapa #3 - Reflita sobre suas anotações:

Nesta terceira etapa, você realizará o sumário do conteúdo: escreva o assunto que está sendo estudado (tema), os pontos principais e coloque a data e o local.

Uma dica para elaborar esta etapa é recitar ou fazer perguntas para si em voz alta sobre o conteúdo.


Etapa #4 - Faça uma revisão:

Por fim, revise todas as suas anotações. Se você é capaz de recordar as informações do conteúdo estudado através da leitura desta página, você estará pronto para passar para a próxima. Caso não consiga, volte e revise suas anotações.


Veja na prática:



Olha a dica!


#Studygram

As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora dos estudos. Através da hashtag #studygram ou #studygrambr, estudantes compartilham métodos de estudos utilizando portfólios, cronogramas e diversas formas de aprimorar o aprendizado. Desta mesma forma, você pode utilizar a #metodocornell para ver postagens expondo maneiras de aplicar essa técnica em seus estudos.


* Júlia Bosso é formada em Letras pela Universidade Paulista e cursa Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Foi professora de Ensino Fundamental I durante um ano e atualmente é analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais e Apple Professional Learning Provider.


1,274 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia