Como aliar a aprendizagem baseada em projetos ao ensino híbrido

A aprendizagem baseada em projetos pode se tornar uma grande aliada do ensino híbrido. Saiba como aplicá-la na sala de aula!


Ainda que a aprendizagem esteja sempre se transformando, do começo do ano para cá, houve uma mudança completa em como as instituições de ensino agem na sociedade. Escolas fecharam, começaram a dar aulas on-line, reabriram e, agora, muitas começam a apostar no ensino híbrido.


O ensino híbrido, que alia aulas presenciais com aulas on-line, parece ser o modelo mais eficiente nesse momento de transições. Mas ele apresenta seus próprios desafios, já que mistura elementos diferentes e, muitas vezes, opostos.


Venha saber mais sobre como funciona uma aula híbrida!


Como trabalhar novos conteúdos e fazer revisões com os alunos nesses dois ambientes, presencial e on-line? A aprendizagem baseada em projetos é uma solução interessante e eficiente. Continue sua leitura e saiba mais!


O que é a aprendizagem baseada em projetos?


A aprendizagem baseada em projetos, também conhecida como PBL (Project Based Learning), é uma metodologia que incorpora novos conteúdos e revisa o conhecimento dos alunos a partir do desenvolvimento de um projeto.


Esse projeto pode gerar resultados diversos, mas o ponto de partida é o mesmo para todos os alunos: uma questão. Essa questão não deve ter uma resposta simples, e sim ser desafiadora. Na maior parte das vezes, esses projetos são feitos em grupos.


A aprendizagem baseada em projetos é uma maneira de estimular:

  • A criatividade;

  • O trabalho em equipe;

  • O pensamento crítico;

  • O debate entre diferentes pontos de vista;

  • A pesquisa;

  • A independência na busca pelo conhecimento, etc.

Em uma sala de aula padrão, a metodologia costuma ser a seguinte: o professor expõe um conteúdo em sua totalidade e os alunos tiram suas dúvidas para, depois, fazer exercícios relacionados ao que aprenderam.


Com a aprendizagem baseada em projetos, é diferente. O professor expõe um tema, a partir de uma questão, introduzindo o que vai ser estudado. São os alunos que partem em busca do conhecimento necessário para seus projetos, com a ajuda e orientação do professor. Nessa metodologia, o aluno é o protagonista do seu conhecimento.


Imagine, por exemplo, que a pergunta seja “como conscientizar as pessoas sobre a importância de economizar água? ”. Essa pergunta pode resultar em diversos projetos, como vídeos, infográficos, panfletos etc. Mas para fazer esses projetos, os alunos vão precisar pesquisar sobre o consumo de água, sobre as utilizações da água potável, sobre comunidades que não têm acesso à água etc.


Como a aprendizagem baseada em projetos funciona com o ensino híbrido?


O ensino híbrido, como explicamos antes, mistura o ensino off-line e on-line. Ele é flexível e possibilita a que professores e alunos encontrem a melhor maneira de aprender de acordo com suas necessidades e seus objetivos.


A aprendizagem baseada em projetos pode ser uma grande aliada do ensino híbrido. Isso porque ela tem algumas etapas que podem ser feitas presencialmente e outras que podem ser feitas de maneira remota.


A aprendizagem também pode ser avaliada no ensino remoto!


A exposição do tema e a proposta de questão, por exemplo, podem ser feitas na aula presencial. Nesse momento, o professor deve estimular as relações interpessoais, formando grupos e deixando os alunos discutirem suas ideias.


Já a parte do desenvolvimento do projeto pode ser feita completamente on-line. Afinal, a internet é, hoje em dia, o principal meio de pesquisa para os alunos. Além disso, eles podem se reunir com os colegas por chamada de vídeo e tirar suas dúvidas por mensagens com o professor. A tecnologia tem um papel muito importante, tanto no ensino híbrido quanto na aprendizagem baseada em projetos.


Por fim, alunos e professor se reúnem novamente, de forma presencial, para discutir os resultados do projeto e responder à pergunta inicial. Esse é mais um momento de debate e reflexão que deve estimular as competências socioemocionais.


Saiba como trabalhar essas competências na volta às aulas!


O ensino híbrido vem se mostrando essencial no momento em que vivemos. E é possível que ele se torne a metodologia escolhida por muitas escolas daqui em diante. Com a aprendizagem baseada em projetos, ele se torna uma poderosa ferramenta para tornar o aluno um agente de conhecimento e estimular a pesquisa e o aprendizado.


A Faz Educação traz em seu blog mais dicas e debates sobre diversas metodologias de aprendizagem para uma nova era da educação!


Se atualize e saiba tudo sobre as Novas Tecnologias para o Novo Normal na Educação Pública!

168 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia