Dicas para uma administração e gestão escolar incrível

Atualizado: Abr 8

Quer transformar a gestão escolar nesse novo ano letivo? Confira nossas dicas!

Um novo ano letivo está começando e, com ele, nada melhor do que tentar encontrar maneiras de otimizar a gestão em sua escola. Uma boa gestão escolar faz diferença para professores e funcionários, mas especialmente para os alunos e para a comunidade escolar.


Quer começar o ano letivo com o pé direito? Saiba mais!


Confira abaixo nossas dicas para uma administração e gestão escolar incrível!


Defina os objetivos específicos da sua gestão escolar


Uma gestão escolar bem feita deve buscar um objetivo. O objetivo maior pode ser algo claro e óbvio, como o sucesso e o crescimento da instituição. Porém, quando se trata de administração, quanto mais específicos forem os objetivos, melhor será para a organização e planejamento da escola.


Para pensar nesses objetivos, você pode dividi-los entre curto, médio e longo prazo. O que sua escola quer para o primeiro trimestre? E para o fim do ano letivo? E para o próximo ano? Nesse momento, é preciso ser específico e, se possível, escolher objetivos mensuráveis.


Em vez de pensar em “ter mais alunos”, pense em “aumentar o número de alunos em x%”. Em vez de “melhorar o marketing da escola”, pense em “aumentar o engajamento da escola nas redes sociais”. Isso vai ajudar a administração a ter planos mais eficientes e facilitar o envolvimento da equipe nos projetos.


O novo ano está cheio de novidades e desafios na área da educação. Venha saber quais são eles!


Defina estratégias


Com os objetivos fixados, é hora de criar estratégias. Estratégias são como um passo a passo para alcançar os objetivos da sua escola, ou pequenas metas que vão ajuda a chegar ao grande objetivo final.


Por exemplo, com os objetivos que citamos, as metas poderiam ser criar uma campanha de matrícula, trabalhar no relacionamento com os alunos, postar nas redes sociais três vezes por semana, contratar um administrador de redes sociais, criar uma conta no Instagram para falar da escola etc.


É importante saber, no entanto, que essas estratégias não são fixas. A administração deve sempre cumprir suas tarefas, avaliar os resultados e descobrir o que funciona melhor para atingir os objetivos.


Ainda assim, certifique-se de que toda a equipe conhece essas metas. Isso faz com que todos caminhem na mesma direção, em busca dos mesmos objetivos, entendendo a importância de cada passo.


Envolva a sua equipe


A equipe escolar não deve ser uma coadjuvante da administração, mas sim uma parte ativa. Reúna todos para discutir os objetivos e estratégias. Escute suas ideias e seus pontos de vista. Não deixe ninguém de fora e sempre peça opiniões.


As melhores ideias podem surgir de onde menos se imagina, e diversas cabeças pensando são mais capazes de chegar a soluções criativas e inovadoras.


Do mesmo modo, procure conhecer os membros da equipe. Saiba quais são seus pontos fracos e fortes; seus sonhos e objetivos. Pense na equipe escolar como uma máquina com diversas peças que precisam trabalhar juntas para fazer o todo funcionar. Quais peças se encaixam melhor em cada lugar? É trabalho da administração responder a essa pergunta.


Envolva os alunos


Os alunos são o combustível que faz sua escola funcionar. Jamais menospreze as opiniões deles, ou deixe passar suas críticas. Todos gostam de receber elogios e incentivos, mas as críticas dos alunos podem gerar soluções interessantes para a escola.

Uma dica legal é eleger representantes de turma para cada classe e ter reuniões mensais com eles. Assim, os representantes podem levar sugestões, críticas e reclamações para a administração e todos podem pensar em soluções juntos.


Mantenha tudo organizado


Pode parecer um ponto muito simples e sem significado, mas a organização física da administração escolar faz muita diferença. Saber onde está cada objeto, cada ferramenta e, especialmente, cada documento, pode ser a diferença entre o caos e o bem-estar do ambiente escolar.


Procure não só ser um gestor organizado, mas também incentivar a boa organização entre os professores, os funcionários e os alunos. Zelando pelo patrimônio escolar, você encontra o que quer mais rápido, em um dia a dia mais eficiente e pode ser mais produtivo.


Busque a inovação


Hoje em dia, escolas que ignoram a inovação e a tecnologia estão dando um passo para trás. Para manter a escola atualizada, você também precisa se atualizar. Cursos, treinamentos e workshops são excelentes para gestores, secretários e professores descobrirem novidades, mas a leitura e a busca pelo conhecimento individual também faz diferença.


Quer saber um exemplo incrível de inovação em sala de aula? Saiba mais sobre a realidade aumentada.


Na Faz Educação, nós sabemos da importância da tecnologia nas escolas. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato!


Aproveite e veja também o Faz Responde com técnicas empresariais para gerenciamento escolar:


78 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia