5 dicas para elaborar um Projeto Político Pedagógico eficaz

Atualizado: Mar 4


A cooperação no ambiente escolar inicia-se com a construção das ações pedagógicas que devem ser desenvolvidas na escola. Esse conjunto de ações pedagógicas precisa estar inserido no Projeto Político Pedagógico, o PPP, da instituição escolar.


No artigo 14 da LDB 9.394/96, encontramos:

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

Assim como determinado na LDB, a construção do Projeto Político Pedagógico da escola precisa ser coletiva, com o maior número possível de integrantes da comunidade escolar.


Cada PPP é elaborado de acordo com a realidade da instituição. Com autonomia, os professores, auxiliares, coordenadores e gestores determinam todas as ações pedagógicas que serão desenvolvidas na escola, como o currículo a ser seguido, a avaliação dos alunos, os projetos educacionais que serão trabalhados, os planos de ação que serão necessários, dentre muitas outras ações.


Por que o PPP precisa ser construído de forma cooperativa?


Estamos falando de um documento norteador, que será a base de trabalho de toda a instituição. Seria incoerente não ser elaborado coletivamente.


Quanto mais ele for debatido, mais completo será o PPP. A comunidade escolar conhece as suas dores, seus pontos fortes e fracos, onde precisam melhorar e o que necessitam manter. Por isso a discussão em conjunto é tão importante.


O Projeto Político Pedagógico deve ser compreendido como um dos principais instrumentos para a organização do trabalho e das atividades da escola. Ele não pode ser visto como mera exigência burocrática, mas sim como um instrumento basilar coerente com aquilo que vai ser feito e com a realidade da escola.


A elaboração do PPP demanda tempo e é preciso paciência, discussão, construção e consenso.


Listo abaixo 5 dicas para elaborar um PPP eficaz:

  1. Preze pela cooperação. Quanto mais integrantes fizerem parte da elaboração do PPP, maior será a adesão para a execução do documento normativo.

  2. Ouça a comunidade escolar. Ninguém melhor do que eles para contextualizar a vivência da escola.

  3. Leve em consideração a realidade da escola. Cada escola possui suas especificidades e, por isso, há a necessidade de se criar um PPP personalizado.

  4. Não se preocupe com o tempo. Discutir com paciência o PPP é caminhar para se ter um Projeto Político Pedagógico eficaz.

  5. Entenda que o PPP é uma ferramenta de organização do trabalho escolar. Um projeto pedagógico bem elaborado facilita o trabalho ao longo do ano.


Um Projeto Político Pedagógico bem elaborado enriquece, estimula o grupo de trabalho e cria a identidade da escola a partir da sua forma de conduzir o trabalho pedagógico.


* Vanessa Leite possui certificação APL – Apple Professional Learning é Historiadora e Pedagoga. Foi professora de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e atuou na Educação de Jovens e Adultos por sete anos. Pós-graduanda em Gestão Escolar na USP é Analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais, articulista de blogs educacionais e atua na área da Educação há mais de 10 anos.

427 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia