Conheça 3 dicas de filmes e séries que tratam o tema Bullying

Atualizado: Mar 4

Dados de uma pesquisa da ONU revelam que, no Brasil, 43% das crianças e jovens pesquisados já sofreram um tipo de bullying.

O perfil das vítimas do bullying possui algumas características específicas como pouca habilidade social, poucos amigos, baixa autoestima ou algum tipo de fragilidade. Para Perren e Alsaker (2006), existem alguns fatores que contribuem para a ocorrência do bullying: problemas de peso, dificuldade de aprendizagem, problemas de linguagem e deficiência física.


Conheça alguns filmes e séries que abordam esses fatores ao tratar a ocorrência do bullying:


Dica 1: O extraordinário

O filme de 2017, baseado em um livro com esse mesmo título, conta a história de August, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade no rosto e, ao longo dos anos, precisou fazer inúmeras cirurgias de correção. Por conta dos processos cirúrgicos, August não havia frequentado a escola. O filme relata a trajetória de August ao iniciar a vida escolar aos 10 anos e como foi vítima de bullying por conta da sua aparência física.


Dica 2: Bullying – provocações sem limites

Lançado em 2009, o filme narra a vida de Jordi, um adolescente que muda de cidade e começa a estudar em uma nova escola. O adolescente se destaca nas aulas de Matemática e começa a sofrer ações degradantes de bullying. O filme chama a atenção por mostrar o sofrimento do adolescente que, mesmo assim, não conta a ninguém o que está ocorrendo, nem mesmo para a mãe.


Dica 3: 13 Reasons Why

A série, baseada no livro Thirteen Reasons Why, possui duas temporadas e relata vários eventos que ocorrem depois do suicídio de Hannah, uma adolescente vítima de bullying. Antes de cometer suicídio, Hannah grava fitas de áudio com os 13 motivos pelos quais ela tirou a própria vida. Durante a série, as pessoas do convívio de Hannah recebem as fitas gravadas por ela e começam a compreender os motivos da garota.


Se, de acordo com a pesquisa da ONU, 43% das crianças e jovens do Brasil já sofreu bullying, é muito importante que gestores, professores e toda a comunidade escolar atentem-se ao reconhecimento dos principais fatores de ocorrência do bullying. Ações de conscientização como palestras, rodas de conversa, peças de teatro e exibição de filmes que tratam o assunto são muito importantes para disseminar a conscientização e facilitar a identificação do incidente. O bullying não é brincadeira!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto:


* Vanessa Leite possui certificação APL – Apple Professional Learning, é Historiadora e Pedagoga. Foi professora de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e atuou na Educação de Jovens e Adultos por sete anos. Pós-graduanda em Gestão Escolar na USP, é Analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais, articulista de blogs educacionais e atua na área da Educação há mais de 10 anos.

0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia