Guia para a organização escolar do segundo semestre de 2021

Confira nossas dicas para uma organização escolar eficiente que gere resultados positivos no segundo semestre deste ano!

O segundo semestre do ano letivo está aqui e é preciso caprichar na organização escolar para recebê-lo. Afinal, com esse semestre, começam também novos desafios para os alunos e a escola.


Nesse momento, muitas escolas planejam receber mais alunos presenciais, já que a vacinação está adiantada em algumas cidades. Outras, no entanto, ainda pretendem manter o ensino híbrido como regra, pelo menos até o próximo ano.


Veja dicas se o engajamento nas suas aulas on-line está abaixo do esperado!


O segundo semestre também é importante para os alunos. Os que já estão no fim dos estudos básicos começam a se preparar para o ENEM e para os vestibulares. Já os mais novos, precisam rever suas avaliações e, em alguns casos, estudar com mais afinco.


Sendo assim, a organização escolar deve ser bem-feita para que todos consigam se organizar também. Confira abaixo algumas dicas e mantenha essa organização até o fim do ano!


Material grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!


Revise a organização escolar anual


O primeiro passo para manter a organização escolar em dia para o segundo semestre é ver o que ficou do primeiro. Pegue o planejamento anual e confira o que foi feito e o que não foi.


Depois, confira também se o que não foi feito ainda precisa ser. Em muitos casos, essa revisão leva à alteração dos planos para o resto do ano letivo. Isso não é apenas possível, como também aconselhável. Afinal, é comum mudarmos de ideia de acordo com as necessidades da escola.


Revise também o Projeto Político Pedagógico. Ele está funcionando? O que você pode fazer para melhorá-lo?


Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!


Confira o que ficou pendente


No início do segundo semestre, sua escola precisa resolver as pendências do primeiro. Por exemplo, esse é o momento de preparar os documentos necessários para os alunos que pediram transferência.


Caso seja preciso conversar com algum aluno em particular, ou com os pais, aproveite este período. Uma conversa sincera no começo do semestre pode poupar muitos estresses no fim dele.


Faça um levantamento de recursos


No que sua escola investiu no primeiro semestre, e no que pode investir no segundo? O orçamento das escolas nem sempre é abundante, principalmente no ensino público. Por isso, a organização escolar é essencial.


Confira as necessidades da sua escola. Se todas as necessidades foram cobertas, pense no que poderia melhorá-la. E não se esqueça de ter um fundo de emergências!


Material grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!


Verifique o que pode ser melhorado


A escola usa um novo software que nem todos os professores entendem? A cantina precisa de novas panelas? Os alunos usam materiais defasados? Esse é o momento de melhorar o que for possível.


Anote todos os detalhes que você acha que podem melhorar na escola, e coloque essa lista em ordem de prioridade. Confira o que pode ser feito dentro das possibilidades do orçamento e da equipe. Depois, procure resolver algo ainda no começo do semestre.


Acesse dicas para uma gestão mais eficiente!


Faça uma avaliação dos alunos


Nesse caso, não é exatamente uma avaliação acadêmica. A questão aqui não é saber o quanto os alunos estão estudando ou aprendendo. Principalmente porque, em tempos de isolamento e ensino a distância total, esses padrões foram alterados.


Mas quantos alunos estão faltando mais do que costumavam? E quantos têm dificuldades de acompanhar as aulas on-line? Algum aluno parece prestes a desistir dos estudos?


Esse também é o momento de avaliar as dificuldades de aprendizagem.


Esse tipo de avaliação é mais importante no começo do segundo semestre. Ele permite que a equipe escolar, juntamente com os professores, tenha um plano para lidar com essas situações.


Assim, todos os alunos são recebidos da melhor maneira possível para começar um novo semestre.


Peça feedback


Todo mundo se beneficia com feedbacks. Perguntar como pais e alunos avaliam a escola é uma parte fundamental da organização escolar para o segundo semestre porque ajuda a encontrar problemas que você, como gestor, nem sempre consegue encontrar.


Por exemplo, é mais fácil que os pais percebam quando a secretaria demora para entregar documentos. Ou que os alunos notem falhas de infraestrutura que incomodam no dia a dia.


Por isso, não tenha medo de perguntar o que é preciso melhorar na escola. A resposta para essa pergunta vai abrir portas e tornar o ambiente escolar mais receptivo.


A organização escolar é um passo importante em todo começo de semestre. Seguindo essas dicas, você pode se preparar melhor para os meses que estão por vir, e mesmo começar o planejamento do próximo ano.


Confira mais dicas de gestão escolar no site da Faz Educação!


A Faz Educação pode mantê-lo informado sobre as tendências na educação. Acesse nosso blog para saber mais! Aproveite hoje o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

142 visualizações0 comentário