Dia Nacional dos Profissionais da Educação: ações que valorizarão a sua comunidade escolar!

Todo 06 de agosto marca o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, uma data que reflete sobre a importância de uma comunidade escolar cada vez mais atuante.

Falar de educação quase sempre se limita a falar das relações que professores e alunos estabelecem dentro da sala de aula, e nem sempre coloca na pauta aqueles outros profissionais da educação que acompanham a jornada de uma criança ou de um adolescente.


Quando assumimos e tomamos por educadores todo o conjunto de profissionais - os auxiliares administrativos, auxiliares educacionais e demais equipes de uma escola - que atuam de forma direta ou indireta nos processos de emancipação de uma pessoa, valorizamos cada um dos trabalhadores da educação.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


E é justamente para que essas pessoas possam ser lembradas, comemoradas e terem suas atividades profissionais valorizadas, que o Dia Nacional dos Profissionais da Educação foi criado: um dia para tornar vívida e, mais do que nunca, um dia para que possamos pensar em estratégias para a valorização desses profissionais.


Saiba mais: Adaptação escolar: dicas para ajudar seus filhos nesta etapa!


Qual a importância do Dia Nacional dos Profissionais da Educação?


Quando falamos em educação, costumamos pensar no professor como o profissional que educa. Embora essa seja uma verdade inquestionável e certamente irreparável, será que na organização escolar temos apenas o professor como figura responsável pela formação de um aluno?


A resposta, como você já bem deve saber, é não.


Seja aquele profissional que cuida da secretaria ou mesmo aquele que é responsável pela organização da entrada e da saída dos alunos do ambiente escolar, todos, todos mesmo fazem parte da formação de uma pessoa e todos têm a contribuir com a educação de uma criança, de um adolescente ou de um adulto.


Para nós é fácil puxar isso pela memória e confirmar a hipótese, inclusive.


Quem não lembra, afinal, daquelas pessoas que estavam na escola por nós quando algo acontecia com um colega, ou mesmo daquela figura afetuosa que ia nos acompanhar até os nossos pais quando eles iam nos buscar no colégio?


Esses são aqueles profissionais que são homenageados no Dia Nacional dos Profissionais da Educação e que devem ser festejados também em nosso dia a dia escolar, sobretudo porque, graças a eles, podemos sempre chegar a um ambiente organizado, limpo, funcional, seguro e muito mais acolhedor!


Saiba mais: Acolhimento: a ferramenta da BNCC na Educação Especial!


De quais formas podemos contribuir com a formação e valorização dos profissionais da educação?


A escola, enquanto instituição de ensino, tem muito a contribuir com as pessoas que, juntas, também formam o que uma escola realmente é.


Uma das principais formas dessa contribuição é, certamente, focada na oferta de formação continuada para educadores - como também podem e devem ser chamados os profissionais da educação -, que é uma das formas mais importantes de fazer com que a educação, como um todo, seja cada vez melhor e mais emancipadora.


A oferta de formação continuada também diz respeito a uma prática que visa tornar o trabalho desses profissionais cada vez mais capacitados, inclusive em perspectivas pedagógicas.


Assim, por meio de um processo formativo, podemos fazer com que esses profissionais prossigam, fora da sala de aula, com a formação e a educação do corpo discente, seja no monitoramento do intervalo, nas questões burocráticas junto à secretaria e até mesmo no ambiente da biblioteca ou na hora de receber a merenda escolar.


Isso porque a formação é um processo contínuo, ininterrupto e que pode acontecer nos mais diferentes espaços de uma escola, não apenas no momento em que se tem a aula.


Saiba mais: Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto!


Trabalho coletivo: é nisso que reside a maior riqueza da educação


Quando compreendemos que a educação está relacionada com todos os ambientes de uma escola e não está circunscrita ao que acontece dentro de uma sala de aula, apenas entre o professor e os alunos, abrimos as portas para grandes possibilidades educacionais.


Isso porque, ainda que sem a formação pedagógica em si, os educadores são aqueles que fazem com que a escola realmente possa funcionar e servir aos interesses de um povo.


Quando entendemos o processo educacional como o resultado de uma força conjunta entre tantos profissionais e tantos cargos, também passamos a valorizar aqueles que realmente fazem as engrenagens de uma escola, colégio ou universidade girarem.


E, a todos eles, nosso muito obrigado! 💙


Esse artigo te ajudou? Compartilhe com um amigo e pesquise outros temas no Blog da Faz Educação!


Aproveite hoje o acesso liberado de todos o nossos Materiais Educativos gratuitamente!

149 visualizações0 comentário