Dia Internacional dos povos indígenas: melhores atividades para a data!

Neste dia 9 de agosto, celebre os povos indígenas em sala de aula com atividades ideais para o ensino presencial e remoto. Venha conferir!

No dia 9 de agosto, celebramos o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa data vem para nos lembrar dos povos que estavam aqui antes do período colonial e dos seus descendentes, quer eles vivam em tribos, quer estejam habitando as grandes cidades.


Falar sobre os povos indígenas, suas histórias e identidades em sala de aula é uma forma de promover o respeito e a cidadania.


Confira abaixo algumas atividades para fazer com grupos de todas as idades e celebre esse dia com educação!


Saiba mais: 5 brincadeiras para estimular a aprendizagem com segurança!


Apresente jogos de origem indígena


Para a Educação Infantil, é uma ótima ideia levar jogos e brincadeiras originárias dos povos indígenas. O jogo da onça, a peteca e o cabo de guerra são bons exemplos.


Muitos deles são simples de fazer, não exigem materiais e as crianças compreendem facilmente. Além de tudo, é muito divertido!


Veja aqui dicas de atividades para fazer com alunos da Educação Infantil!


Apresente músicas dos povos indígenas


Os alunos podem ter uma visão muito distorcida de como é a música indígena. Em vez de cantar músicas populares sobre o assunto ou mostrar cenas de filmes gravados no exterior, busque vídeos e áudios de músicas tocadas e cantadas por indígenas brasileiros.


Caso você tenha acesso, leve um maracá para a sala de aula para que os alunos conheçam o instrumento. Se não, encontre vídeos sobre o assunto. Busque também vídeos de cantos. Essas atividades podem ser feitas tanto presencialmente quanto no ensino remoto.


Material grátis: Ensino Remoto: o que é, como fazer e como avaliar a aprendizagem!


Traga palavras que venham de idiomas indígenas


Essa é uma atividade que pode ser feita para crianças ou adolescentes, seja nas aulas presenciais ou remotas.


Peça para que eles compartilhem palavras que sabem que vêm de idiomas indígenas. Depois, compartilhe sua própria lista, falando das palavras, suas origens e significados.


Nesse momento, lembre aos alunos que nem todas as palavras de origem indígena vem do tupi-guarani. Afinal, existem outros idiomas indígenas no Brasil. Fale um pouco sobre esses povos e suas particularidades.


Essa é uma boa atividade para promover o engajamento no ensino remoto.


Compartilhe lendas indígenas


Uma das tradições mais conhecidas dos povos indígenas são as lendas. Muitas delas, seus alunos já devem conhecer.


Leve algumas lendas indígenas para a sala de aula para que todos possam ler e refletir juntos sobre elas. Se os alunos forem mais velhos, pergunte se algum deles conhece alguma antes de começar.


Assim, vocês podem fazer sua própria roda de histórias. Mostre como contar histórias para novas gerações é uma das formas mais antigas de compartilhar conhecimento.


Veja nossas dicas de livros para trabalhar com as crianças no ensino remoto!


Discuta a diversidade indígena


Como foi dito antes, muitos alunos ainda relacionam os povos indígenas brasileiros diretamente aos tupis-guaranis. Porém, existem diferentes tribos, culturas e histórias para conhecer. Fale sobre isso, levando vídeos, reportagens e contos de diferentes tribos.


Fale também sobre as pessoas originárias de povos indígenas que não vivem em tribos. Ainda se faz a relação entre “indígena de verdade” e a vida na tribo, longe da tecnologia e da modernidade. Mostre aos seus alunos que existe mais de uma forma de ser indígena.


Saiba mais: Como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!


Leve a sabedoria dos povos indígenas para a sala de aula


O uso de plantas para pintar, criar e curar é uma das grandes heranças indígenas. Que tal fazer experimentos com plantas para falar sobre o assunto?


Você pode perguntar aos alunos quais são as receitas de chás que seus avôs e pais usam quando estão doentes. Também pode levar plantas medicinais para que eles conheçam de perto.


E que tal usar plantas para fazer pigmentos e criar obras de arte? Desde crianças até adolescentes, todos adoram atividades assim.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


Fale dos direitos dos povos indígenas


Seus alunos adolescentes já devem ter lido ou visto algo relacionado aos direitos dos povos indígenas. Compartilhe com eles as lutas mais recentes e suas origens.


Desde a demarcação de território até a prioridade na vacina da COVID-19, existem muitos tópicos sendo discutidos. Mostre, também, que povos indígenas são grandes agentes na proteção do meio-ambiente.


Muitas dessas atividades podem ser feitas à distância. Por isso, não deixe de lembrar e comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas em sala de aula!


Material grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


Quer mais dicas de atividades para todas as idades? Confira no blog da Faz Educação!


Aproveite hoje o acesso liberado de todos o nossos Materiais Educativos gratuitamente!

581 visualizações0 comentário