Como trabalhar o Dia do Folclore com seus alunos no Ensino Remoto!

Lendas, adivinhas e danças típicas: descubra como trabalhar o Dia do Folclore com seus alunos da Educação Infantil, mesmo no ensino remoto.

No dia 22 de agosto, é celebrado o Dia do Folclore brasileiro. Durante muitos anos, isso significou feiras, eventos e apresentações nas escolas, onde todos os alunos podiam dançar e cantar as músicas folclóricas juntos.


Neste ano, nem todos os lugares vão poder fazer isso. Muitas escolas ainda estão trabalhando, majoritariamente, com o ensino híbrido. Oferecer atividades do tipo para todos os alunos não seria possível.


Veja ideias de atividades para o ensino remoto!


Mas isso não quer dizer que o Dia do Folclore vai passar em branco. Existem muitas maneiras de celebrar esse dia, mesmo que seja à distância, e deixar a aula mais especial.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


Confira abaixo algumas dicas:


Conte histórias no Dia do Folclore


Não poderíamos falar do Dia do Folclore sem falar na contação de histórias. Afinal, o folclore é, sobretudo, uma tradição oral.


Procure não ler uma história para os alunos, mas sim conta-la. Busque aquelas histórias tradicionais, que você ouviu quando era criança. Isso pode ser feito já no início da aula, para chamar a atenção para o tema principal.


Uma boa dica é não tentar buscar histórias muito distantes. Uma criança do nordeste do Brasil dificilmente vai conseguir se identificar com uma lenda do sul. Quanto mais perto do aluno, melhor será essa relação.


Apresente cantigas folclóricas


A maior parte dos seus alunos já vão conhecer algumas cantigas folclóricas. Afinal, elas estão presentes em grande parte das mídias voltadas para crianças. Porém, você pode apresentar algumas novas e, claro, pedir que os alunos cantem também.


Essa é uma boa atividade para envolver a família. Se os pais estiverem dispostos, eles podem participar, cantando músicas que ouviam de seus pais.


O envolvimento da família é uma das chaves para o bem-estar das crianças!


Se você toca algum instrumento musical, pode deixar esse momento ainda mais divertido. As crianças vão gostar da descontração!


Faça uma competição de adivinhas


Os “o que é, o que é?” são uma das grandes marcas folclóricas do país. Sendo assim, que tal envolver as crianças em uma competição para ver quem acerta mais?


É possível que seus alunos já conheçam algumas, contadas pelos pais e avós, mas muitas serão completamente novas e vão intrigar as crianças. Você pode fazer as que já conhece ou procurar ideias na internet.


Confeccione brinquedos


Essa ideia precisa da supervisão dos pais, mas é excelente para trabalhar no Dia do Folclore com a Educação Infantil.


Manter a família presente no ensino remoto nem sempre é fácil. Mas também não é impossível.


Encontre moldes e ideias para criar brinquedos típicos. Bonecos são simples de fazer com panos, meias e espigas de milho. Com latas e um fio, é possível criar um telefone sem fio. E um pedaço de feltro pode virar um fantoche.


A confecção de brinquedos é divertida para os pequenos, mas também mostra para eles como seus pais e avós brincavam. E o folclore é, no fim das contas, um resgate dessas tradições.


Aposte nas danças típicas


É hora da dança! Peça para os alunos do ensino remoto abrirem espaço na sala. Mostre vídeos de danças típicas e peça para os mais desinibidos mostrarem alguns passos.


Conte a história dessas danças. Como elas surgiram? Quem dançava? Por que as pessoas usam roupas típicas para dançar? Tudo isso vai tornar a aula ainda mais interessante.


Aborde a diversidade regional


É importante começar pelas histórias da sua região. Mas, depois, você deve abrir espaço para outras histórias. Vídeos, textos e fotos podem ajudar nessa tarefa.


Fale sobre o folclore em outras regiões, como o bumba-meu-boi no norte e a cultura candanga em Brasília. Afinal, nosso país é grande e cheio de histórias que merecem ser compartilhadas!


Material grátis: Guia do Ensino híbrido: dicas para implementação!


O Dia do Folclore é uma ótima oportunidade para falar sobre a diversidade do nosso país. Além disso, ele é uma porta de entrada para falar sobre história e trabalhar a identidade dos alunos.


Por isso, não deixe de usar essas atividades para elaborá-lo, seja na sala de aula física ou na digital. Sem dúvidas, os alunos vão amar saber mais sobre o folclore do nosso país!


Quer mais dicas de atividades para preparar para seus alunos? Acesso o blog da Faz Educação!


Aproveite hoje o acesso liberado de todos o nossos Materiais Educativos gratuitamente!

138 visualizações0 comentário