Audiolivro: o que realmente é e quais os benefícios?

O audiolivro é uma ferramenta dinâmica, de inserção da literatura na infância, de acessibilidade para pessoas cegas e, ainda, uma forma de consumo quando não se tem o livro físico.

Podemos consumir literatura de muitas formas: em sua forma escrita, por meio de livros, em seu registro visual, quando há a declamação de um poema, através da encenação, em uma peça teatral, e através do som, em forma de audiolivro.


Um audiolivro traz a obra literária para o formato em áudio, que pode ser interpretado ou lido de uma forma em que a imaginação daquele que o ouve vai preenchendo as lacunas da estória com a sua própria dose de emoção e de sensibilidade.


Na escola, o audiolivro pode ser utilizado de muitas formas:

Independente da forma como o audiolivro for utilizado, o dado fundamental é que essa experiência constrói pontes essenciais entre a criança e a literatura, a poesia, o teatro e outras tantas formas de se contar uma história.


Saiba mais: A importância de estimular a leitura nas crianças!


Essas pontes, uma vez formadas, não são facilmente removidas, tampouco esquecidas ou deixadas de lado.


Elas são, sem dúvida, formas de manter a criança conectada às suas emoções, ideias e imaginação, de tal forma que tendo esse primeiro contato estabelecido, ele nunca mais será desfeito.


O audiolivro na Educação Infantil


Com as crianças que estão passando pela fase de alfabetização, o audiolivro se torna um grande aliado da equipe pedagógica como um todo, sendo possível fazer com ele todo tipo de atividades literárias, sem que o professor precise, necessariamente, ler.


Os audiolivros voltados para as crianças são, em sua maioria, interpretados, o que possibilita um grande mergulho na estória, em suas personagens e, sobretudo, o encantamento das crianças.


As atividades que se seguem dessa audição são infinitas e dependem da intenção, da necessidade e da etapa em que a criança se encontra.


A partir disso, é possível viajar junto dela por uma trajetória lúdica, divertida e, mais do que tudo, construtiva do seu aprendizado, sensibilidade, atenção, capacidade de abstração e interpretação.


O audiolivro como ferramenta de inclusão


Outro aspecto fundamental do audiolivro inserido na educação é que crianças com deficiência visual ou deficiência intelectual podem, através do livro gravado em áudio, participar junto de seus colegas do momento da leitura, adquirindo também as mesmas habilidades que mencionamos acima.


Saiba mais: 4 erros cometidos no planejamento das aulas de 2021!


Por meio do livro narrado em áudio, a criança acessa um universo particular e de dimensão lúdica, livre da obrigação da leitura da palavra escrita ou impressa em Braile.


Assim, é possível integrá-la de forma mais efetiva com seus colegas, criando um ambiente de interação, de atividades mútuas e colaborativas.


Apostar no audiolivro, portanto, é uma ferramenta pedagógica transformadora, que surge como uma opção para um letramento mais ativo, mais dinâmico e muito mais interativo.


O audiolivro no ensino de línguas estrangeiras


Seja para crianças, para adolescentes ou mesmo para adultos, o contato com o idioma que está se tentando aprender é fundamental para que haja um real aprendizado, indo além da palavra escrita e permitindo que o aluno conheça as formas específicas de falar daquele ambiente.


O audiolivro é um instrumento essencial para esse tipo de aprendizagem, uma vez que, através dele, o aluno pode ter contato com mais do que a forma de falar, mas com a maneira contextualizada de falar algo.


Além disso, o encadeamento de ideias se dá de forma única quando observamos um texto escrito literário, melhorando, assim, o aprendizado como um todo.


Saiba mais: 7 livros para trabalhar com as crianças no ensino remoto!


O audiolivro como lazer


Sabe quando não sobra muito tempo para combinar as atividades do dia com aquele momento de ler e relaxar?


O audiolivro pode ser uma solução para manter o contato com a literatura e, ainda, fazer as tarefas cotidianas sem maiores prejuízos para a sua atenção.


Basta colocar o livro para rodar, colocar seus fones de ouvido e fazer toda a sorte de atividades que sejam necessárias, desde as domésticas até as atividades físicas, que são ainda mais gostosas quando temos literatura como companhia.


Gostou desse artigo? Confira mais posts sobre o assunto no blog da Faz Educação!


Aproveite a oportunidade e garanta hoje os nossos Materiais Educativos gratuitamente!

268 visualizações0 comentário