Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto

Confira algumas dicas de atividades que você pode fazer no ensino remoto para a Educação Infantil e ofereça aulas mais criativas!

A Educação Infantil deve ser cheia de tarefas lúdicas e criativas que incentivam o desenvolvimento das crianças. Por isso, uma das maiores preocupações dos professores no momento é como manter essa visão lúdica no ensino remoto.


Mas ainda é possível criar atividades diferentes e interessantes, que despertem a curiosidade dos pequenos ao mesmo tempo em que estimulam seu desenvolvimento.


A leitura também deve estar presente no ensino remoto. Confira nossas dicas de livros!


Os professores só precisam de clareza, calma e da ajuda da família, em alguns casos. Confira abaixo algumas dicas de atividade de Educação Infantil no ensino remoto:


Saiba mais: Como ter ideias infinitas para aulas criativas?


Trabalhe a coordenação


Não é só porque as crianças estão em casa que elas não podem fazer atividades físicas. Na verdade, é mais fácil do que se imagina.


Crianças menores devem desenvolver a coordenação motora fina com tarefas simples, como separar grãos, pintar dentro da linha e ligar pontos. Todas essas atividades podem ser enviadas para casa, para impressão, ou os pais podem pegar diretamente na escola.


Para a coordenação motora global, as atividades ficam ainda mais divertidas de fazer no ensino remoto. Que tal propor um concurso de dança online? Ou uma hora do recreio, em que cada criança faz a atividade física de que mais gosta? Pode ser amarelinha, pular corda ou mesmo brincar com seu animal de estimação.


Saiba mais: 5 brincadeiras para estimular a aprendizagem com segurança!


Estimule a participação da família


Por falar nos animais de estimação, que tal incentivar a proximidade das crianças com aqueles que moram com ela? Converse com os pais para fazerem atividades que aproximem toda a família.


Uma atividade interessante e que une toda a família é pedir que as crianças apresentem receitas para os colegas. Elas podem fazer as receitas em casa, auxiliadas pelos pais, e apresentarem o que fizeram durante a aula.


Outra ideia é aproveitar que essas crianças já nasceram na era digital e pedir que elas gravem um vídeo, no estilo “vlog”, para mostrar o dia a dia de suas famílias.


Para estudar sobre animais e suas características, você pode criar um dia de “traga seu bichinho para a sala de aula”, em que os alunos apresentam seus animais de estimação na câmera. Todos vão adorar!


Saiba mais sobre como manter a família presente no ensino remoto!


E veja como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!


Faça experiências científicas para a Educação Infantil


Ciências é a matéria preferida de muitas crianças, e a melhor parte dela é o experimento. Transformar o mundo ao nosso redor a partir da ciência é a melhor maneira de mostrar como ela funciona na educação infantil.


O importante é sempre manter essas experiências simples e utilizar materiais que todas as crianças possam ter acesso.


Por exemplo, com água e amido de milho, as crianças podem fazer areia movediça e entender como ela funciona. Com um pote de vidro, feijão e um algodão, as crianças podem aprender a plantar, e mesmo desenvolver uma planta em suas casas.


Crianças maiores podem fazer experimentos mais complexos, como vulcões que entram em erupção, por exemplo. Busque pelos exemplos mais clássicos e conte com a ajuda dos pais nessa jornada!


Encontrar ideias para aulas criativas nem sempre é fácil. Confira 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


Descubra do que seus alunos gostam


A Educação Infantil deve ensinar coisas novas, mas também apoiar o desenvolvimento dos interesses que as crianças já têm.


Abra espaço para que eles falem do que mais gostam de fazer em casa. Eles tocam instrumentos? Fazem algum esporte? Gostam de ler? Deixe que eles contem aos colegas o que andam fazendo durante o ensino remoto.


Aproveite essa oportunidade para ter mais ideias de atividade. Se eles têm gostos em comum, como você pode inserir isso em sala de aula?


Descubra agora como conquistar mais engajamento nas suas aulas remotas ainda hoje!


Faça atividades de artesanato


O artesanato é uma ótima ideia para fazer atividades criativas, que trabalham a coordenação motora e que ensinam sobre meio ambiente e reciclagem.


Utilize materiais que seus alunos têm em casa, como garrafas PET, tampinhas, botões, etc. Vocês podem fazer diversos brinquedos e decorações, e todos vão se divertir. Quem tiver mais dificuldade, também pode pedir ajuda à família.


O grande segredo das atividades de Educação Infantil no ensino remoto é ter paciência e contar com a ajuda dos familiares. Assim, as crianças aprendem em casa e continuam se divertindo com os colegas.


Entenda o que é e como aplicar a Cultura Maker na Educação!


A Faz Educação tem mais dicas para o ensino remoto, na Educação Infantil e em outras etapas. Acesse nosso blog e pesquise tudo o que precisar!

308 visualizações0 comentário