Melhores dicas de atividades para comemorar o Dia dos Pais no ensino remoto!

Confira 6 ideias criativas para trabalhar e comemorar o Dia dos Pais durante o ensino remoto.

O Dia dos Pais é uma data tradicionalmente comemorada em muitas escolas e redes. Essa é uma oportunidade de trabalhar competências socioemocionais, entre outras, e, também, de aproximar a família da escola.


Mas, em tempos de pandemia, como é possível realizar este tipo de iniciativa? Neste artigo, vamos compartilhar algumas ideias e dicas de como adaptar a comemoração do Dia dos Pais para o ensino remoto. Confira a seguir.


Saiba mais: 9 filmes e séries para inspirar educadores e famílias em 2021!


O Dia dos Pais na escola


O Dia dos Pais é uma data comemorativa que ajuda a fortalecer os vínculos entre a escola e a família. Muito mais do que criar presentes customizados para regalar os pais, essa também tem se tornado uma oportunidade para se abordar o papel dos pais na formação dos alunos e a nova configuração das famílias, com temas como diversidade, por exemplo.


No entanto, neste período de distanciamento social e de ensino remoto, há alguns desafios para a realização desse tipo de atividade. A boa notícia é que há, também, oportunidades diferentes de se trabalhar a data e aproximar os pais da escola neste momento.


Saiba mais: Como manter as famílias presentes no ensino remoto!


Ideias de atividades para comemorar o Dia dos Pais durante o ensino remoto


Muitas das ações que seriam feitas presencialmente podem também ser adaptadas para o meio digital. E as ferramentas tecnológicas oferecem também outras formas de interação e formatos de iniciativas que podem ser explorados. Entre os exemplos, estão:


1. Feira de profissões


Este tipo de iniciativa é muito eficiente para aproximar tanto pais de seus filhos quanto da escola. Também é uma oportunidade de as crianças começarem a conhecer mais sobre o mundo adulto e suas atividades.


É possível agendar via plataformas como Zoom horários diferentes para pais falarem rapidamente sobre suas profissões ou um grande evento onde as crianças fazem perguntas sobre profissões e os pais respondem.


Saiba mais: Como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!


2. Gravação de vídeos em homenagem aos pais


É possível fazer isso de diversas maneiras. Pode ser uma mensagem dos professores e equipe da escola parabenizando os pais e enviada a eles por WhatsApp, por exemplo, ou um vídeo dos próprios alunos homenageando seus pais, para ser compartilhado na própria data em família.


Saiba mais: Novo normal: a relação entre escola e família pós-isolamento!


3. Café da manhã com as famílias


Outra proposta é realizar um evento on-line e a diretoria ou professores falarem sobre a importância da data e do papel das famílias neste momento de ensino remoto, agradecendo pela parceria, e depois exibir algum trabalho dos alunos em homenagem ao Dia dos Pais, abrindo espaço também para os familiares interagirem.


Saiba mais: A comunicação entre família e escola em tempo de isolamento social!


4. Campeonatos on-line


A escola também pode organizar alguma competição entre famílias, como forma de trazer mais ludicidade e interatividade para a comemoração. Pode ser em formato de gincana, realização de provas simples, exercícios físicos de baixo impacto, etc. Outra possibilidade é utilizar a gamificação com competições baseadas em jogos on-line.


Saiba mais: Como ajudar as famílias de alunos com problemas nas aulas on-line!


5. Abordagem à diversidade e aos diferentes tipos de famílias


O Dia dos Pais também pode ser trabalhado com os alunos para se abordar alguns temas importantes, como as diferentes constituições das famílias, as famílias nas quais as mães assumem também o papel paterno, etc.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


6. Acampamento em casa


Outra ideia de caráter mais lúdico é ajudar pais e filhos a organizarem um acampamento em casa, dando dicas de como "construir" barracas utilizando lençol, canções para cantar em acampamento, receitas que podem ser feitas rapidamente. É possível aliar conceitos das aulas de ciências, por exemplo, falando sobre como identificar constelações, entre outras coisas.


Material grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


Alguns cuidados para organizar o Dia dos Pais no ensino remoto


O Dia dos Pais, especialmente em meio a uma pandemia, precisa ser trabalho com sensibilidade. É importante também que as atividades não sejam obrigatórias, de modo que o aluno ou familiar que não se sentir confortável com a comemoração neste momento, seja respeitado.


Também é fundamental ter sensibilidade em relação às constituições familiares não tradicionais, deixando o convite para participação das atividades em aberto a qualquer responsável ou membro da família.


Tendo em vista esse aspecto e buscando promover mais inclusão e abarcar a diversidade, muitas escolas têm substituído a comemoração do Dia dos Pais e Dia das Mães pelo Dia da Família ou, alternativamente, incluído essa data em seu calendário. Nessa data, as crianças podem convidar todos os familiares e pessoas importantes que queiram homenagear.


Material grátis: Ensino Remoto: o que é, como fazer e como avaliar a aprendizagem!


E na sua escola, como será comemorado o Dia dos Pais no ensino remoto? Compartilhe suas ideias nos comentários! 👇👇👇

286 visualizações0 comentário