AEE remoto – 4 Atividades Práticas na Quarentena

Atualizado: 18 de out. de 2021

Confira nossas dicas de atividades práticas para fazer com os alunos acompanhados pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado) durante a quarentena!

Durante a quarentena, o trabalho do AEE continua. O Atendimento Educacional Especializado visa atender alunos que tenham necessidades educativas especiais dando apoio ao professor na sala de aula e, nos atendimentos na sala de recursos multifuncionais (SRM), inclusive no ensino remoto.


A BNCC fala sobre o acolhimento como ferramenta no AEE. Saiba mais sobre o assunto em nosso blog!


Conheça a iniciativa do Movimento Juntos Pela Inclusão! 💙


Que tal algumas ideias de atividades para seus alunos? A seguir, vamos dar alguns exemplos de práticas simples, que podem ser modificadas de acordo com as necessidades. Confira!


Saiba mais: Educação Inclusiva – Saiba o que é e Conceitos Importantes!


Atividades para o AEE no ensino remoto


As atividades abaixo foram pensadas para serem facilmente adaptadas. Afinal, atividades muito complexas, que exijam diferentes recursos, podem ser complicadas para os alunos durante o ensino remoto.


Elas também podem ser adaptadas para se encaixarem em diferentes tipos de situações. O mais importante é sempre levar em consideração as necessidades dos alunos. Vamos às dicas?


Assista ao vídeo especial da Enciclopédia Faz sobre inclusão!


1) Caça ao tesouro


No AEE remoto, é importante manter o aluno interagindo com as atividades. Primeiro porque, em muitos casos, isso pode fazer com que ele mantenha o foco e a atenção. Segundo, porque é necessário um estímulo para o desenvolvimento motor.


Uma boa ideia para incentivar o movimento é fazer um jogo de caça ao tesouro. Faça uma lista curta de objetos simples, que os alunos com certeza têm em casa. Depois, você pode dar comandos para que eles adivinhem, com base nas suas dicas, ao que você está se referindo. Então, recite a lista e peça para eles buscarem.


Saiba mais: Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Como voltar às Aulas Presenciais?


Você pode fazer isso como um jogo ou como um incentivo para a alfabetização. Recorte as iniciais de cada um dos objetos e mostre para os alunos, fazendo a relação. Se eles já tiverem passado dessa fase, peça para soletrarem o nome dos objetos.


Também é possível fazer uma atividade semelhante com formas geométricas. É só pedir para que os alunos encontrem objetos que são círculos, quadrados, retângulos e triângulos em suas casas, ou que sintam as formas de coisas que os responsáveis colocarem na mesa, por exemplo. Depois, fale sobre as formas geométricas e como identificá-las.


2) Mímicas


Outra forma de estimular o movimento com os alunos de AEE é fazer mímicas. Elas são simples de fazer, estimulam a imaginação, podem ser incorporadas com diferentes conteúdos e, em geral, os alunos apreciam a atividade.


Uma ideia é criar mímicas baseadas em desenhos e filmes que seus alunos gostem. Outra é utilizá-la para falar sobre animais e seus hábitos.


Esse mesmo modelo de jogo pode ser levemente modificado, usando onomatopeias em vez de mímicas. Imitando sons que ouvimos na natureza, os alunos desenvolvem a fala e a motricidade.


3) Stop


Também chamada de adedonha, essa atividade pode ser utilizada no AEE remoto com alunos alfabetizados. Você já deve ter jogado e sabe como é simples, além de precisar de poucos materiais. Os alunos precisam apenas de lápis e papel para começar.


A ideia é que, no papel, se escreva categorias, como “cidade”, “animal”, “comida”, etc. Depois, você escolhe uma letra e os alunos precisam encontrar palavras que comecem com essa inicial dentro de cada categoria.


Saiba mais: Caminhos para a educação inclusiva em tempos de pandemia!


Outra variação do jogo é: Escreva em pedaços de papel as categorias e peça que os alunos escolham uma letra. Em seguida, mostre-os a categoria referente a letra escolhida, aquele aluno que sinalizar primeiro terá direito de resposta.


Se ele não souber o próximo responde, e assim sucessivamente. Caso possua alunos com dificuldade motora, você pode sortear o nome do aluno que irá responder. Para alunos com mudez, peça que ele faça uma mímica, desenhe o objeto ou mostre-o se tiver em casa.


4) Contação de histórias


Por fim, toda criança gosta de contação de histórias. Ainda mais quando ela é dinâmica e interativa.


Você pode incrementar as histórias com fantoches, marionetes e desenhos. Ou ainda, transformá-las em uma atividade interativa, pedindo para os alunos participarem. E, é claro, pode pedir que eles contem histórias.


Isso estimula a criatividade, o desenvolvimento da fala e outras funções cognitivas, como a memória e a concentração.


Para mais ideias de atividades, não hesite em conversar com familiares dos alunos. Eles acompanham as crianças diariamente e sabem o que pode prender sua atenção. Mais do que isso, eles sabem como elas estão se desenvolvendo durante o distanciamento social.


Sempre conte com o apoio das famílias. Sua participação é essencial na inclusão escolar.


Com atividades simples, direcionadas para as necessidades dos alunos, é possível manter um bom desenvolvimento durante as aulas remotas. Seja criativo, concentre-se nas possibilidades e peça ajuda quando for necessário.



A Faz Educação traz mais dicas e ideias para o AEE. Acesse o blog e confira nossos posts!

313 visualizações0 comentário